Postado por Naty F. |

Meu blog está sempre aberto aos meus amigos, suas idéias, protestos, e desabafos. E esse post é de um Amigããão com letra maiúscula, um alcoólatra que eu adoro.
_____________________

Estou em semana de provas na faculdade, como passatempo, um tanto NERD confesso, resolvi pegar a prova do processo seletivo da PMERJ. O que seria um passatempo se tornou uma reflexão profunda sobre o que será de nós nos próximos anos.
A começar pela questão de abertura da prova:


01) Se um hectare corresponde a dez mil metros quadrados, então a área da Fazenda Cantagalo, representada na figura abaixo por um RETÂNGULO, é:



As respostas são irrelevantes, mas me pergunto, por que cargas d’agua cobra-se em uma prova a área de um retângulo, UMA PORRA DE UM RETÂNGULO, que é o básico da matemática para qualquer criança da segunda serie!!!!! Ainda mais para um candidato a polícia militar, pessoa esta que portará uma arma de fogo, e o básico de matemática é calcular uma BASE X ALTURA!!

Seguindo mais adiante, me deparei com outra questão absurda, o quão adiante??
Observe:


02) A Magnífica área de uma circunferência e 06) Ângulos complementares.
Também coisas básicas a qualquer estudante que presta qualquer concurso, com a diferença: para ser garí (não desmerecendo em nenhum momento a profissão) as armas são vassouras, mãos, recipientes para lixo e para ser policial especialmente numa cidade como o Rio, são fuzil 7.62, pistola 9mm, entre outros itens pouco perigosos, para enfrentar bandidos armados com rifles de assalto ak-47, metralhadoras calibre 30, cal. 50 e muitas vezes treinados por ex-militares e ex-policiais corruptos afastados, com o acesso a informação, o leque de possibilidades é infinito, na internet por exemplo encontramos esquemas elétricos para detonadores de longa distancia, bombas caseiras de alto poder explosivo, técnicas para obstruir os exames de balística convencionais. Se um bandido tem acesso a tudo isso, qual o motivo de cobrar de um futuro PM apenas questões basicas, e remunera-lo com uma merreca de salário?

Na questão 19)




Uma questão que eu li e pensei: PORRA! De que vale todo o estudo de probabilidade para uma questão dessas? Resolvida com o que? Uma divisão babaca!
Outro absurdo: a prova é somente de português redação e matemática, ou seja:
A física, em especial a parte de cinemática que trata de queda livre, lançamento obliquo, colisões de nada serve pra um policial, ele nunca vai se encontrar numa situação em que terá de lançar um projetil em direção a um alvo e acerta-lo, nem nunca terá que entrar de carro e passar por cima de barricadas, concordo que pode parecer exagero querer cobrar física nas horas de tensão mas para selecionar um candidato para tais tarefas, acredito cegamente que é preciso o máximo de conhecimento.
Isso é valorizar a profissão, dar cultura, agregar valor aos homens que vão supostamente nos proteger e servir. Proteger e servir, lutar para punir, morrer a serviço do cidadão, responsabilidades grandes demais
“Para ser Policial Militar do Rio de Janeiro é preciso passar num concurso público organizado pela própria PMERJ, sob responsabilidade do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças. A primeira prova do concurso é de múltipla escolha, abrangendo questões de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, referentes ao conteúdo do Ensino Médio.”(site da PMERJ)

Ensino Médio?? Me aponte alguma questão de ensino médio ai em cima!

Antes de concluir, não saiam culpando os soldados da PM, a vergonha, a crítica é ao ensino em geral no nosso país: Hoje dia 29-Março foi dito no jornal mais assistido no Brasil, Jornal Nacional, que houve um recorde de aprovados no ENEM. Pelo amor de Deus, o ENEM é uma das provas de vestibular mais fáceis que eu já fiz, entre particulares e federais, e pior não me espanta: num governo em que a imprensa não é totalmente livre, o sistema de saúde é um caos, a politica é motivo de piada junto ao atual presidente nos fóruns mundiais, qual seria o conteúdo da maioria dos estudantes? Num sistema completamente débil, onde não houve inovação alguma na economia, é meu amigo leitor, não houve, o plano econômico do nosso amigo de 4 dedos é o mesmo que FHC começou nos seus anos de governo, essa palhaçada de governo PT ser responsável pelo crescimento econômico é uma das maiores lorotas!!! Pesquise para saber!

Voltando a PM, tenho muita compaixão com os soldados vigilantes das ruas, mal preparados, com materiais obsoletos, carros sem blindagem, coletes pouco eficientes contra munições pesadas, ganhando extremamente MAL, mesmo aos policiais corruptos afinal, o primeiro instinto do homem é SOBREVIVER, e num ambiente hostil vale quem sobrevive, é a lei animal que rege não só a PM do RIO, mas de outros estados também, basta assistir os jornais regionais.

Entendo cada dia com mais desgosto (especialmente como filho de ex-militar, amante ferrenho de nossa pátria mãe) o motivo de muitos jovens como eu estarem procurando emprego fora do país, viverem com camisetas da Inglaterra ou dos EUA, só sentir orgulho do nosso futebol e etc. Quem em totais capacidades mentais seria capaz de amar um país como esse??

Hoje, acordei brasileiro, mas vou me deitar envergonhado com todo esse desamor ao nosso Brasil, esse descaso com os Soldados que combatem e tombam para combater o câncer de nossa sociedade, em especial na Cidade Maravilhosa.


Seja um pálio de luz desdobrado
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

(Hino da Proclamação da Republica)

(espero que você no mínimo saiba cantar o Hino Nacional inteiro sem errar)
Abre as Asas Liberdade, Abre os olhos povo Brasileiro!

-FASB-

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe